Blog
Alfaces mais tolerantes às variações climáticas ajudam produtores no plantio de verão
Neste período do ano, com calor e chuvas, a cultura da alface sofre um conjunto de problemas devido à instabilidade do clima. Para amenizar o impacto, além de um manejo preventivo eficaz, o produtor pode optar por cultivares mais tolerantes às adversidades.
Segundo Silvio Nakagawa, Especialista em Brássicas e Folhosas da Agristar do Brasil, mesmo os produtores mais experientes e que já passaram por vários verões, são surpreendidos com doenças e distúrbios fisiológicos em suas lavouras. “Isso se deve a instabilidade e inconstância do clima de um ano para outro, ficando difícil estabelecer um programa de manejo. Neste período ocorrem doenças foliares fúngicas e bacterianas tais como Alternaria, Cercóspora, Pseudomonas, Fusarium e Rhizoctonia; viroses como o LMV e Vira-cabeça; além de distúrbios fisiológicos como queima de bordas, pendoamento precoce, entre outros”.
Os principais polos de produção no Brasil se encontram no entorno das grandes cidades do Sul e Sudeste do Brasil, mas vem expandindo para as regiões Norte e Nordeste com uso de técnicas como a hidroponia e cultivo protegido, permitindo contornar algumas dificuldades climáticas das regiões mais quentes.
A linha de sementes Topseed Premium possui um amplo portfólio de alfaces desenvolvidas para diferentes tipos de clima, adaptadas às dificuldades típicas de cada período graças aos testes realizados em estações experimentais localizadas em diferentes regiões do Brasil, além de duas unidades de experimentais de hidroponia onde são possíveis realizar testes de adaptação a diferentes soluções nutritivas, espaçamento, levando um produto mais seguro aos nossos parceiros.
As novas cultivares de alface, quando aprovadas em testes internos, são testadas em áreas de produtores externos para que, mesmo em diferentes climas, solos e manejos, garantam um alto nível de produtividade. “Um de nossos lançamentos recentes, a alface americana Astra, passou por um longo período de triagens internas e depois externas, em condições bastante adversas de clima e também nos mais variados tipos de cultivos como hidroponia, solo, substratos, o que nos garante um produto seguro para ser oferecido aos produtores e viveiros”, explica Nakagawa.
Entre as variedades que compõe o portfólio Topseed Premium, linha de sementes profissionais de alta tecnologia da Agristar do Brasil, estão as alfaces crespas Malice, Elba, Jullie, Camila e Red Star, lisa Regina 500, as romanas Bonnie e Donna, as mimosas Salad Bowl, Salad Bowl Roxa, Imperial e Imperial Roxa, além da americana Astra, lançada em 2015.
Fonte: Agristar
Praxedes Minas Sementes E Agristar completam 20 anos de parceria
Com 20 anos no mercado e uma sólida parceria com a Agristar do Brasil, a Praxedes Minas Sementes Ltda. está sob nova direção. Marcelo de Souza Barreto segue à frente da empresa, após suceder o pai Valmir Cardoso Barreto, falecido recentemente.
Localizada na cidade de Contagem (MG), a empresa é distribuidora exclusiva dos produtos das linhas Topseed Premium, Topseed e Topseed Garden, nas regiões da grande Belo Horizonte, leste de Minas Gerais, Zona da Mata e região sudeste do Centro-Oeste. Além da sede, a empresa possui um viveiro de mudas na cidade de Caratinga (MG).
O trabalho da distribuidora contempla vendas, pós-vendas e acompanhamento técnico. “Essa parceria é muito importante para nós e a fidelização vem devido ao estreito relacionamento do meu pai com a Agristar, onde entrou para trabalhar aos 16 anos e passou por diversas funções. Somos parceiros desde então e seguimos trabalhando juntos”, explica Marcelo.
“Outro pilar da nossa parceria se baseia na qualidade dos produtos da Agristar, que são recebidos na região e aprovados pelos lojistas, balconistas e principalmente pelos produtores, pois sabem que ao adquirirem sementes das linhas Agristar, estão conscientes que irão plantar produtos de primeira qualidade”, afirma.
Marcelo conta ainda que começou a trabalhar com o pai em 2001 e desenvolveu diversos trabalhos na empresa. Ele acredita que o pai já pensava em uma possível sucessão. “Cuidei da parte administrativa, mas depois fui para a área de vendas no norte de Minas Gerais para aprender sobre a produção de hortaliça, manejo, relacionamento com cliente, entre outros. Nesse processo, a Agristar também faz parte da minha formação”, diz.
“Tenho que agradecer a Agristar, pois nesses 20 anos a empresa cresceu muito e consequentemente todos os distribuidores cresceram também. Um crescimento tanto financeiro, como patrimonial e intelectual. Eu até me emociono um pouco, pois a minha responsabilidade é dividida com todos da Agristar e vamos continuar a andar juntos, levando a empresa do meu pai por muitos anos”.
Segundo Marcelo, para 2017 há várias ações em andamento. “O foco é bater as metas, melhorar o relacionamento com as revendas, crescer 10% e obter um recorde de faturamento, além de um projeto de participação dos lucros para os funcionários”, detalha.
__________
Foto principal da esquerda para a direita (ano 1998): Valmir Barreto – Praxedes Minas / Jim Udsen – (Atual Presidentes do Conselho Administrativo da Agristar)